• BASF, Prefeitura Municipal de Mogi Mirim e seus parceiros desenvolvem projeto piloto para compostagem de resíduos sólidos orgânicos no município
  • Projeto pioneiro na América do Sul contará com participação de mais de 5.000 moradores
  • Matéria prima utilizada na confecção dos sacos para coleta seletiva será o ecovio® da BASF, polímero compostável com conteúdo de fonte renovável

foto mogi mirimSão Paulo, 19 de agosto de 2013 – A BASF assinou um protocolo de intenções com a Prefeitura de Mogi Mirim com o objetivo de desenvolver um projeto piloto de compostagem de resíduos sólidos orgânicos gerados no município por meio da introdução da coleta seletiva domiciliar.

É a primeira vez que um projeto desenvolvido na América do Sul vai demonstrar o uso de sacos plásticos compostáveis certificados e a eficiência do processo de compostagem como contribuição para a gestão de resíduos sólidos urbanos.

Os sacos feitos com o ecovio® da BASF serão produzidos pela Romapack, indústria de embalagens.

A coleta seletiva dos resíduos orgânicos domésticos para uma amostragem de 1.770 unidades residenciais, o que corresponde a cerca de 5.300 moradores será realizada pela Construrban Logística Ambiental e destinada a Visafértil, que opera uma usina de compostagem em Mogi Mirim e irá transformar os resíduos orgânicos juntamente com os sacos de ecovio® em adubo valioso. Todo o projeto será monitorado pela Consultoria Inambi – Inteligência Ambiental, que também irá elaborar o relatório final.

“A BASF já conduziu outros projetos piloto de compostagem semelhantes na Alemanha, Canadá, Tailândia, Índia e Austrália e os resultados foram muito positivos, pois demonstraram que a coleta de resíduos orgânicos realizada de forma higiênica, com sacos plásticos compostáveis produzidos com ecovio® da BASF, contribuiu para a redução da quantidade de resíduos orgânicos destinado a aterros, além de aumentar a sua vida útil, ajuda a diminuir a emissão de gases de efeito estufa. Além disso, na compostagem, os nutrientes foram recuperados e devolvidos ao solo como fertilizante para plantas”, ressalta Karina Daruich, gerente de biopolímeros da BASF para América do Sul

Para contribuir com o desenvolvimento sustentável, a BASF e a Prefeitura Municipal de Mogi Mirim, com apoio de todos os parceiros, realizarão treinamentos, workshops e distribuição de folhetos informativos sobre o projeto para a comunidade que irá participar.

O projeto poderá se transformar num modelo de sucesso baseado nas premissas da Lei 12.305/2010 (PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos). “Acreditamos que o projeto disponibilizará informações úteis sobre a separação dos resíduos sólidos orgânicos domiciliares, contribuindo assim para o processo de compostagem que também podemos chamar de reciclagem orgânica e que poderá fazer parte do plano de gestão de resíduos sólidos do município de Mogi Mirim e outros que estão considerando iniciativa semelhante”, avalia o vice-prefeito Gerson Luiz Rossi Junior.

Sobre a BASF
A BASF é a empresa química líder mundial: The Chemical Company. Seu portifólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance e para proteção de cultivos, até petróleo e gás. Nós combinamos o sucesso econômico, responsabilidade social e proteção ambiental. Por meio da ciência e da inovação, nós possibilitamos aos nossos clientes de todas as indústrias atender as atuais e futuras necessidades da sociedade. Nossos produtos e soluções contribuem para a preservação dos recursos, assegurando nutrição saudável e melhoria da qualidade de vida. Nós resumimos essa contribuição em nossa estratégia corporativa: “We create chemistry for a sustainable future” – Nós transformamos a química para um futuro sustentável. A BASF contabilizou vendas de € 72.1 bilhões em 2012 e contava com mais de 110 mil colaboradores no final do ano. As ações da BASF são negociadas nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN). Mais informações sobre a BASF estão disponíveis no endereço http://www.basf.com.br ou nos perfis corporativos da empresa no Facebook (BASF Brasil) e no Twitter (@BASF_brasil).
Sobre a Construrban
Criada em 1995, a Construrban Logística Ambiental conquistou um percentual representativo do mercado nacional de Limpeza Urbana, crescendo sempre de maneira sólida e constante. Hoje possui contratos de prestação de serviços nas regiões Sudeste, Sul e Centro Oeste do Brasil. Em seu atual processo de consolidação busca o crescimento na área de atuação para todo o território nacional, tendo algumas iniciativas neste sentido, dentre elas a Prestação de serviços de Coleta de Lixo orgânico e reciclável e Destinação final para clientes Públicos, Comerciais e Indústrias; a Construção de Unidades de Reciclagem e Compostagem de lixo e Operacionalização de Aterros Sanitários Próprios. Algumas das novas características da empresa são: a informatização do sistema de trabalho com controles centralizados em todos os aspectos da gestão e operação dos seus contratos. A Construrban está investindo em organização e métodos de trabalho para obter a excelência em padrão de atendimento aos seus clientes buscando sempre qualidade, agilidade, atualidade e a melhor relação no custo benefício. Por meio da realização de seus serviços e obras, a Construrban busca transformar seus clientes e contratantes em parceiros de trabalho.
Sobre a Inambi
Inambi é uma empresa especializada em consultoria e assessoria em meio ambiente e sustentabilidade com o compromisso de desenvolver para seus clientes soluções customizadas e eficientes em termos de custos e resultados com qualidade e rápido atendimento. Com uma equipe multidisciplinar e altamente qualificada, Inambi oferece serviços de estudos, diagnósticos, pesquisas, projetos, perícias, auditorias, treinamentos, licenciamento, planejamento e gestão em meio Ambiente e sustentabilidade, atendendo demandas de diversos segmentos do mercado, indústria, agropecuária, no setor público e privado. Para maiores informações www.inambi.com ou contato@inambi.com
Sobre Prefeitura Municipal de Mogi Mirim
O Paço Municipal, onde está instalada a sede da Prefeitura de Mogi Mirim, está localizada na rua Dr. José Alves, 129, centro da cidade. O atual Prefeito Municipal é Luis Gustavo Antunes Stupp. O Vice-Prefeito é Gerson Luiz Rossi Junior. O mandato dos atuais prefeito e vice foi iniciado em 1º de janeiro de 2013 e se estenderá até 31 de dezembro de 2016. A estrutura é composta por aproximadamente 2.500 funcionários, distribuídos por 10 Secretarias, um Gabinete do Prefeito, uma autarquia e uma Subprefeitura. Mogi Mirim Cidade Sustentável, preocupada em conscientizar e promover ações aliadas ao meio ambiente, favorecendo e propiciando atitudes que resultam em sustentabilidade, a atual gestão do município está desenvolvendo vários projetos ligados à questão sustentável, principalmente voltado à coleta seletiva.
Sobre a Romapack
Líder na fabricação de sacolas e sacos para lixo biodegradáveis compostáveis certificados, a empresa Romapack busca atender as expectativas de nossos clientes com inovação e responsabilidade.
Sobre a Visafértil
A Visafértil – Fertilizante Orgânico Composto, com técnicas inovadoras recicla “resíduos” orgânicos através do processo de compostagem, transforma matérias orgânicas em fertilizantes orgânicos, ricos em substâncias humicas e nutrientes assimiláveis pelas plantas. Agronomicamente os produtos da Visafértil recupera áreas degradadas melhorando as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo. A compostagem proporciona ganhos ambientais, pois o processo da Visafértil oferece uma solução definitiva, sustentável, inteligente e eficaz para a destinação dos resíduos orgânicos, tendo como meta a inovação tecnológica e a sustentabilidade em benefício do meio ambiente e da agricultura. Para dar destino racional a Visafértil vai compostar resíduos orgânicos domésticos em sacos plásticos compostáveis certificados; acreditando que essa atitude possa ser valorizada pela sociedade e demonstrando que há soluções para os resíduos orgânicos domésticos.

1 comentário

Comentários

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: