Este artigo é continuação de artigo “Nova York adota a compostagem para tratar seus resíduos” (ver mais clicando aqui).

Composting_5_2010Planejamento para descartar os resíduos da minha cozinha? Os restos de meus alimentos podem ter um impacto ambiental a nível global? Sim é a resposta para essas perguntas.

A uns dias publiquei uma matéria comentando sobre o programa de compostagem que o Prefeito de Nova York, Bloomberg, anunciou.

Com o lançamento do programa de compostagem de resíduos orgânicos urbanos do prefeito Bloomberg, inicialmente voluntário nos cinco distritos de Nova York, os moradores da cidade vão ser capazes de transformar os seus restos de comida em adubo.

O composto, formado em parte de matéria orgânica e outros nutrientes, é utilizado para fertilizar diferentes tipos de solos. Desta forma, o adubo fertiliza e nutre as plantas para produzir melhores resultados e preservar os ecossistemas.

A compostagem é uma das maneiras mais fáceis e mais baratas reciclar os resíduos orgânicas e de forma flexível pode ser aplicada em diferentes cenários e metodologias a pequena, media e grande escala. Também outro beneficio obtido com esta forma de reciclagem da matéria orgânica é o fato de que você está substituindo adubos químicos e por fertilizantes orgânicos ricos em nutrientes, além de estar reduzindo resíduos e evitando a formação de gases como o metano em aterros sanitários. De acordo com a EPA, Agencia de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, a compostagem pode “capturar e destruir 99,6% de produtos químicos industriais orgânicos voláteis (VOCs) em ar contaminado”. (ver artigo).

compost-4

Os benefícios da compostagem são muitos e têm impacto ambiental de longo alcance.

O programa de reciclagem de resíduos orgânicos de origem urbano teve um piloto bem sucedido implantado em Staten Island no início deste ano, com 43% de residências que participaram. Os resultados foi o motivador para que o governo implante o programa nos outros distritos de Nova York. Atualmente no Brasil estão se desenvolvendo pilotos de compostagem de resíduos orgânicos urbanos, em parcerias de empresas especializadas na área, onde se espera que os resultados encorajem ao governo para desenvolver um enquadre legal e politico para implantar e desenvolver usinas de compostagem de diversas metodologias e escalas.

compostagem_aplicacao

Em Nova York o programa é voluntario, porem ele se tornará obrigatório nos próximos meses, junto como a reciclagem do papel e do plástico. Atualmente os níveis de reciclagem de Nova York não supera o 15%, porem esperam que até 2017 esse nível supere o 30% evitando assim o envio dos resíduos para aterros.

Nossas cidades aqui no Brasil, deveriam seguir o exemplo de cidades como Nova York, Portland, São Francisco entre outras, partindo de um sombrio gerenciamento de resíduos urbano para um melhor cenário, melhor e mais brilhante para o futuro do planeta.

Se você quiser maiores informações sobre como desenvolver e implantar usinas de compostagem em diferentes escalar, entre em contato comigo.

Terminando, gostaria de contar com sua participação nesta matéria, respondendo a seguinte pergunta:

O que você acha da compostagem como forma de reciclagem da matéria orgânica de seus resíduos?

Marcos Alejandro Badra

1 comentário

  1. Olá Marcos! Faço compostagem com os restos de comida na minha casa há quase 3 anos. Minha composteira se resume a um tambor de 200 litros. O primeiro impacto notado por todo mundo em casa foi a diminuição brusca do volume de lixo que era colocado na lixeira. Notamos também que a separação de material reciclado ficou mais simples de ser feita, uma vez que não precisavamos pensar em um lixo extra para os restos de comida. O segundo ponto notado foi que, a despeito do que alguns pensavam, a composteira passou a ser um aromatizador da área externa de casa: o cheiro de matéria em decomposição não foi o de comida estragada, mas semelhante ao cheiro característico de um bosque ou de uma mata após a chuva – algo que surpreendeu e agradou a todos. O terceiro ponto foi que, ao usar o composto orgânico rico em nutrientes, as plantas de casa ficaram mais vistosas e saudáveis. Como acabei descobrindo, a compostagem se tornou uma atividade benéfica e extremamente agradável, uma vez que agora meu quintal está sempre bem perfumado e conta sempre com a visita de pássaros de várias espécies.

Comentários

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: