Este artigo é continuação de “Economia versus Ecologia?”.
Precisamos desenvolver modelos produtivos e de consumo que permitam satisfazer nossas necessidades e garantir este modelo ao longo do tempo. Desta forma, precisamos garantir modelos antrópicos ecossistêmicos, ou seja, que sejam capazes de imitar os ciclos naturais ao ritmo de nossas necessidades.
Algumas ações necessárias para conseguir modelos sustentáveis são:

  • Desenvolver no imaginário coletivo a ideia que todos os nossos resíduos são fontes de matéria prima para novos produtos e serviços. Desta forma propiciamos o reuso dos mesmos no processo produtivo e estimulamos o desenvolvimento de novas tecnologias que permitam a recirculação dos elementos nos processos antrópicos em semelhança os modelos ecológicos.
  • Diminuir a entropia em nossas atividades.
  • Consumir produtos que estejam desenhados para o correto aproveitamento dos recursos quando descartados. Os consumidores pressionarão ao mercado para desenvolver e introduzir produtos e materiais inovadores para fechar o ciclo dos elementos.
  • Transformar e profissionalizar o atual modelo de gerenciamento de resíduos urbano e industrial, onde o resíduo seja diretamente destinado pelos usuários aos centros de reuso de recursos e elementos.

Juntos com estas, torna-se urgente e necessário:

  • Educar para ser sustentáveis. Um modelo educativo que promova o saber e o fazer. Uma educação que ensine a ser e não a ter para ser plenos e felizes.
  • Promover valores comuns, individuais e coletivos, objetivando a igualdade, a paz e a segurança humana.
  • Estimular a ação cooperativa e o a necessidade do bem estar de nosso semelhante.
  • Entender que o planeta é um e que todos somos membros do mesmo planeta. Que a pobreza de uns é a pobreza de todos, assim como o vulnerabilidade de uns é a vulnerabilidade de todos.

A Economia, em sua correta forma e função não pode ignorar o modelo de funcionamento dos ecossistemas naturais, nem abrir mão da Ecologia para a administração sustentável dos recursos naturais. Porem está é uma ação e um compromisso tanto dos governos locais, regionais e nacionais, assim como da sociedade civil e de cada um de nós.

Marcos Alejandro Badra

Comentários

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: