São Francisco alcançou seu marco no programa de compostagem

O programa de compostagem urbana de São Francisco, na Califórnia, alcanço seu marco no mês de novembro com a coleta da sua milionésima tonelada de restos de comida. A cidade já possui uma taxa de reciclagem de 72% e quer alcançar sua meta de desperdício zero em 2020.

Desde o seu lançamento, em 1996, o programa, salvou 2,7 milhões de metros cúbicos de espaços nos aterros sanitários e produziu 600 mil metros cúbicos de adubo orgânico. Com o apoio da empresa Recology, que faz a coleta do material, o programa já beneficiou mais de 200 fazendas da região.

“O programa de compostagem não só chega a um passo mais perto de nosso objetivo de resíduo zero, como também é um componente crítico na redução das emissões de carbono em torno da área da baía”, disse Melanie Nutter, diretor ambiental de São Francisco, em um comunicado.

A redução da pegada de carbono da cidade é feita de duas maneiras. A primeira é pelo desvio de materiais orgânicos provenientes do aterro, e a segunda é pelo sequestro de carbono no solo das fazendas que usam o produto finalizado.

De acordo com a Recology, o programa de compostagem tem evitado a emissão de mais de 300 mil toneladas métricas de dióxido de carbono desde a sua criação, que é igual às emissões produzidas por veículos que cruzam a famosa ponte de São Francisco, Bay Bridge, por dois anos.

O programa

O programa foi criado em 1996, mas somente em 2009 a cidade aprovou uma nova lei que tornou obrigatório a reciclagem e compostagem. Foram dados aos moradores três caixas. Uma caixa preta para o lixo, azul para recicláveis e verde para a compostagem.

Aqueles que não colocarem os resíduos em suas respectivas caixas irão pagar multas. O valor será de US$ 100,00 para pequenas empresas e residências familiares e até US$ 1.000,00 para as grandes empresas e prédios de várias unidades.

Fonte: EcoDesenvolvimento

Comentários

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: